in

Velho do Rio e mais: relembre 10 atores da primeira versão de Pantanal que já faleceram

Boa parte do elenco da trama original, transmitida pela Manchete, já faleceu.

Montagem/ Reprodução/ TV Foco

A novela Pantanal tem sido o grande sucesso da TV Globo e é líder absoluta de audiência em seu horário, alcançando números que a emissora há muito tempo não via. Nas redes sociais, o folhetim também têm conquistado grande engajamento entre os fãs.

Publicidade

A trama é um remake da novela exibida pela extinta Manchete em 1990, e traz quatro atores que participaram da versão original, escrita por Benedito Ruy Barbosa. Paulo Gorgulho, Marcos Palmeira, Almir Sater e Enrique Diaz, que estão na versão da TV Globo, fizeram outros personagens 32 anos atrás.

Como há muitos anos de diferença de uma novela para outra, houve muitos falecimentos de lá pra cá, inclusive de atores que interpretaram personagens importantes, como o Velho do Rio. Veja abaixo 10 atores da versão original que já faleceram.

Publicidade

1 – Alexandre Lippiani, o Raimundo

O ator e dublador faleceu aos 32 anos de idade em 1997 em decorrência de um acidente automobilístico na cidade do Rio de Janeiro.

Publicidade

2  – Buza Ferraz, o Grego

O ator e diretor faleceu em 2010 após não resistir três paradas cardiorrespiratórias. Ele tinha 59 anos e ficou marcado por ter interpretado Cauê na primeira versão de O Rebu.

Publicidade

3 – Cláudio Marzo, o Zé Leôncio/Velho do Rio

Na trama original, Cláudio Marzo interpretou não só o Velho do Rio, como também Zé Leôncio. O ator morreu em março de 2015, aos 74 anos, vítima de complicações pulmonares.

4 – Sérgio Mamberti, o dr. Arnour

Após Pantanal, o icônico ator marcou uma geração de crianças com o bruxo “Doutor Victor” de “Castelo Rá-Tim-Bum”. Sérgio faleceu no ano passado, aos 82 anos, vítima de falência múltipla de órgãos.

5 – Flora Geny, a Ana

A atriz, que foi uma das pioneiras da televisão brasileira, faleceu pouco tempo depois da exibição da novela, mais precisamente em 1991, aos 62 anos.

6 – Jece Valadão, o coureiro que tem a orelha arrancada por Juma

O ator, diretor e produtor trabalhava na Record, quando faleceu em 2006 por insuficiência respiratória. Jece estava com 76 anos.

7 – João Alberto Pinheiro, o mordomo Zaqueu

O multi artista foi mais uma das vítimas do vírus HIV na década de 90. O ator, cantor e colunista social faleceu em 1992 de câncer no fígado, meningite e pneumonia em decorrência da Aids.

8 – Maurício do Valle – participação especial

Famoso no cinema por fazer um o caçador de cangaceiros no filme “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, Maurício do Valle também fez parte do elenco de Os Trapalhões na TV Globo. O ator faleceu em 1994 vítima de diabetes e complicações cardíacas.

9 – Oswaldo Loureiro, o Chico

O ator e diretor fez mais de 20 novelas na Globo, mas se afastou da TV em 2005 por sofrer de Alzheimer. Ele faleceu em 2018 aos 85 anos.

10 – Rômulo Arantes, o Levi

O galã de novelas chegou a representar o Brasil em três olimpíadas na natação. Rômulo Arantes tinha 42 anos quando faleceu após a queda de um ultraleve em 10 de junho de 2000.

Publicidade

Escrito por Jean Marangoni

Influenciador digital responsável pelas páginas 'Mussum Sinceris' nas redes sociais, trabalho também com jornalismo online há 3 anos. Para sugestões entre em contato: jeanmarangoni@gmail.com