in

Tirar mancha de roupa pode até dar trabalho, mas a Cleanipedia te ajuda com um passo a passo exclusivo!

Passo a passo para tirar manchas sem trabalho usando a Cleanipedia para te ajudar!

Imagem: Cleanipedia!

Mas afinal, o que é um basculho? Será que sou “cringe”? Essas são algumas das perguntas mais pesquisadas em 2021 na internet, segundo levantamento anual do Google – e rende boas recordações do ano que passou.

Publicidade

Em 2021, estivemos curiosos e com vontade de experimentar coisas novas. “Como fazer horta em casa” foi a maior pesquisa na categoria de como fazer. E em meio a experimentos e celebrações, também nunca paramos de cozinhar, de lavar roupa, de regar nossas plantinhas, organizar a casa e deixar o lar em ordem.

E, no meio de todo esse caos criativo, a Cleanipedia, o maior portal de conteúdos de limpeza do Brasil, tem ajudado seus usuários a como tirar manchas de roupas das mais variadas – desde o óleo da cozinha até a graxa de bicicleta.

Publicidade

Publicidade

Imagem: Cleanipedia

Publicidade

Tudo bem – nem todas as principais buscas podem ter marcado presença no seu ano, mas, com certeza, você acrescentou algumas delas no seu repertório de vida adulta! E se você ainda tem dúvidas de como remover algumas dessas manchas difíceis, não se preocupe: a gente explica!

Como tirar mancha de roupa: um guia prático!

A primeira coisa que você precisa saber é que para remover manchas das roupas é melhor usar água fria e fazer um pré-tratamento antes de colocá-las na máquina de lavar. Ah, e o mais importante: trate a mancha o mais rápido possível. OK, isso nem sempre será possível, mas remover uma mancha seca é mais complicado do que uma mancha úmida.

Outro passo que você vai encontrar em todas as dicas de como tirar mancha de caneta da roupa é absorver o excesso de umidade da mancha. Isso é normalmente feito com um pano, pois um material mais fino (como papel higiênico) pode rasgar e fazer uma bagunça. Você também pode usar um papel toalha de dupla camada ou uma esponja limpa e seca.

Imagem: Cleanipedia

Já para manchas de óleo ou de gordura, acrescente um segundo passo depois do pano: basta espalhar um pouco de sal, farinha de trigo ou talco na mancha. No entanto, evite o sal de cozinha se for uma roupa mais delicada. Depois, é só seguir o guia abaixo de como tirar mancha de óleo da roupa:

Imagem: Cleanipedia

Para manchas que deixam uma crosta grossa e dura na roupa, como o esmalte, retire-as com uma colher, mas com cuidado viu, ou você pode acabar danificando o tecido.

Para cada busca, várias soluções!

Como tirar mancha de sangue da roupa está em 3.º lugar, por isso, vamos falar dela brevemente para finalizar este guia. Antes de qualquer coisa, não use água quente. Caso você tenha costume de lavar peças delicadas na hora do banho, vale a pena levar um susto na água fria. E não deixe para depois, manchas de sangue são super fáceis de remover se você agir rapidamente.

Se ainda estiver com dificuldade de acabar com a mancha só usando água e sabão, experimente despejar água com gás na área afetada! Porém, se a mancha já secou, deixe-a de molho no leite gelado. Você também pode usar o limão e o vinagre branco, mas se estivermos falando de peças delicadas, o leite é a solução mais prática e segura para peles sensíveis.

Pronto! Agora que você sabe como tirar mancha de roupa, está preparado ou preparada para pôr a mão na massa em 2022 – sem preocupações! E lembre-se, independente de qual desafio de lavandeira você encontrar, Cleanipedia tem as soluções mais acessíveis. Sejam misturinhas caseiras com o que você tem no armário ou dicas dos melhores produtos do mercado, o portal possui centenas de artigos sobre limpeza e cuidados com a sua casa e a família.

Publicidade