in

Audiência das novelas do SBT liga alerta na emissora de Silvio Santos e público fica apreensivo

Novelas mexicanas e infantis não vivem sua melhor fase e uma das tramas já passa por cortes.

Las Estrellas/SBT/Montagem por Nascimento

Não é novidade para os telespectadores da TV aberta que o SBT costuma realizar mudanças repentinas em sua programação, tirando programas do ar de uma hora para outra e realizando cortes exagerados em novelas. Logo, todos os dias podem ter novidades na grade de programação.

Publicidade

Atualmente, o SBT exibe cinco novelas em sua programação, sendo duas inéditas e três reprises. A primeira a ser exibida no dia é Mar de Amor, uma reprise mexicana produzida em 2009 e que entra no ar por volta das 17h, horário oficial de Brasília.

A trama raramente chega aos 4 pontos de audiência, mas na última quarta-feira, 13, conseguiu não só chegar a essa marca, como registrou 4,1 pontos. Talvez seja reflexo dos cortes gigantescos que a edição da novela tem realizado. Nas últimas semanas, o SBT adiantou cerca de 10 capítulos da novela mexicana, e os cortes devem continuar nesta semana.

Publicidade

A emissora não tem seguido o próprio resumo de novelas divulgado por ela mesma, devido aos muitos cortes que acabam por deixar algumas cenas sem sentido.

Publicidade

Mesmo assim, parece que tal ação surtiu um efeito positivo, mas ainda é uma incógnita sobre o futuro não só de Mar de Amor, mas de uma substituta para o horário, já que a trama marcou justamente a volta de um terceiro horário para novelas mexicanas na emissora, que já não existia há alguns anos.

Publicidade

Depois de Mar de Amor é exibida a novela Amanhã é Para Sempre, que também é uma reprise, mas tem registrado audiência melhor do que Mar de Amor desde sua estreia. Na última quarta-feira, 13, a novela mexicana registrou 5,2 pontos, marca geralmente alcançada pela única mexicana inédita, Se Nos Deixam.

Já Se Nos Deixam, que está em seus últimos capítulos, teve quase 6 pontos de audiência e é possível que mantenha essa marca nas próximas semanas, devido ao desfecho do dramalhão.

No período noturno ocorreu algo inédito desde a estreia de Poliana Moça. A novela protagonizada por Sophia Valverde se tornou a melhor audiência em novelas do SBT desde sua estreia, mas na última quarta-feira, 13, obteve menos telespectadores do que Carinha de Anjo, que é uma reprise infantil exibida por volta das 21h40, horário oficial de Brasília, e que fica entre 50 minutos a 1 hora no ar.

Poliana Moça marcou 7 pontos, enquanto Carinha de Anjo registrou 7,3. Mesmo com o crescimento tímido na audiência de algumas tramas, é nítido que nenhuma das tramas está com o bom patamar de outra época, em que as mexicanas se aproximavam de 10 pontos e as infantis brigavam pelo segundo lugar com a Record TV, ambas emissoras com números mais expressivos que os atuais.

Se por um lado o público, mercado e patrocinadores mudaram, por outro corre o risco de o próprio SBT mudar e começar a exibir menos reprises e até reduzir o número de novelas na grade é grande. No período noturno, é pouco provável que a emissora volte a exibir novelas estrangeiras. O SBT planeja gravar uma versão brasileira de Romeu e Julieta em formato de novela, que seria a volta de sua teledramaturgia para adultos.

Já no período da tarde, embora tenha anunciado que exibirá Paixões Ardentes 2 (Pasíon de Gavilanes 2), que não tem tido boa audiência nos EUA e México, existe o risco de a emissora voltar a exibir apenas uma reprise e uma inédita, mexendo na programação da tarde, já que Fofocalizando, que antecede Mar de Amor, tem uma das mais baixas audiências da emissora, e Casos de Família, que já garantiu uma boa audiência com as brigas familiares, raramente ultrapassa os dois pontos de audiência.

Por conta disso, o público deve se preparar para mudanças na programação e no jeito de exibir novelas, já que alguns títulos parecem não atraírem telespectadores como em um passado não muito distante.

Publicidade

Escrito por Nascimento

Redator de entretenimento e curiosidades