in

Anitta é investigada por manipulação e erro histórico pode ser exposto a qualquer momento

Plataforma de streaming investiga se a vitória da cantora com ‘Envolver’ está relacionada com algum tipo de fraude.

Foto: Reprodução/ Instagram @anitta

A vitória da cantora Anitta nas últimas semanas, alcançando o primeiro lugar global na plataforma Spotify, tem chamado a atenção. A artista conseguiu um feito inédito para a música brasileira e deixou o país cheio de orgulho, sendo matéria até no Jornal Nacional, Folha de São Paulo, O Globo e demais veículos de imprensa. Contudo, o feito está sendo questionado, pois há indícios de uma suposta manipulação para que Anitta conseguisse vencer os concorrentes na plataforma. 

Publicidade

A música ‘Envolver‘, cantada em espanhol, será investigada, segundo informou o site Tilt, do portal UOL. O caso está sob julgamento e, caso a vitória seja considerada injusta, Anitta poderá sofrer uma dura punição. Um dos motivos seria a distribuição indevida de valores para Anitta. De acordo com o site, o Spotify costuma desembolsar valores acima de 150 mil dólares para artistas que alcançar grandes sucessos.

Sucesso de Antita é questionado após suspeita de envolvimento de fãs em esquema fraudulento

E Anitta teria muito para se orgulhar, já que alcançou, em março, o primeiro lugar no ranking Daily Top 50 Global. Até o momento, nenhum brasileiro conseguiu alcançar essa marca. A música ‘Envolver’ teria sido reproduzida 6,4 milhões de vezes em um único dia. No momento, a música está com a marca de 146 milhões de reproduções. No total, o Spotify tem 381 milhões de usuários.

Publicidade

A suspeita que recai sobre Anitta envolve seus fãs, que teriam utilizados métodos não reconhecidos para impulsionar as reproduções de ‘Envolver’. Os seguidores da cantora já tem a fama de buscaram levá-la ao topo por meio das visualizações em seus videoclipes, assim que são publicados.

Publicidade

De acordo com o portal UOL, os fãs poderiam ter manipulado o algoritmo do Spotify com o uso de redes VPN e troca de IPs, isto é, o número de identificação único de cada usuário da rede mundial de computadores. Há também a suspeita do uso de robôs para que a música fosse reproduzida infinitamente.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Tadeu Goulart

Assuntos chocantes, novidades da televisão, famosos e política: tudo você encontra aqui.