in

Vai sair do ar? Globo tem até 5 de outubro para renovar concessão; Bolsonaro já falou sobre o assunto

Faltam menos de cinco meses para que a concessão da TV Globo em São Paulo, Rio, BH, Recife e Brasília seja encerrada.

TV Globo

A TV Globo tem até o dia 5 de outubro para pedir a renovação de concessão de suas emissoras próprias em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Belo Horizonte. A última vez que a concessão da Globo foi renovada foi em 2007. Luiz Inácio Lula da Silva era o presidente da República na época.

Publicidade

A concessão da TV Globo foi renovada por 15 anos e termina no dia 5 de outubro deste ano. Desde 2019, quando Jair Bolsonaro (PL) assumiu a presidência, muito foi falado sobre a renovação da concessão que mantém a TV Globo no ar.

Em primeiro lugar, a própria emissora é quem deve fazer o pedido de renovação. A análise da documentação é feita pelo Ministério de Comunicações. Bolsonaro já disse que a concessão será aprovada se todos os documentos estiverem em ordem.

Publicidade

Em segundo lugar, o presidente sozinho não define se a emissora sai ou não do ar. Há apoiadores do presidente que torcem pela não renovação da concessão. Para isso acontecer, o Congresso Nacional (deputados federais e senadores) tem que aprovar a não renovação da concessão. Mesmo se isso acontecer, a Globo ainda tem condições de continuar no ar se conseguir autorização da Justiça. 

Publicidade

De acordo com informações do portal Terra, a Globo tem boa ligação com deputados e senadores e estes não iriam querer associar suas imagens ao presidente Bolsonaro. A Globo ainda não fez o pedido de renovação da concessão. A emissora pode deixar para a última hora, funcionar com licença especial e a renovação ficar pendente para o próximo mandato presidencial, que pode ou não ter Bolsonaro na cadeira de chefe do Executivo. As eleições acontecem em outubro.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!