in

Lembra dos programas enganosos de perguntas na TV? O seu trágico fim foi decretado

Top Game

Grande parte dos telespectadores já deve ter se deparado com os corriqueiros programas considerados caça-niqueis, transmitidos em grande parte pela televisão aberta, sobretudo pelas emissoras Band, RedeTV!  e Rede Brasil.

Publicidade

Os nomes variavam, tais como Super Bônus, Top Game e Game Phone, mas o formato era sempre o mesmo: um suposto desafio que, uma vez em posse da resposta, a pessoa deveria ligar para a central do programa, recebendo em seguida um prêmio grande em dinheiro.

A idoneidade desses programas sempre foi questionada por grande parte do público, e chegou aos ouvidos do Ministério Público. Os casos vinham sendo apurados desde 2015, e agora a decisão foi tomada: o formato não faz mais parte da televisão brasileira.

Publicidade

O último desses programas transmitido em cadeia nacional foi o Top Game, que abandonou a programação da Rede Brasil no último dia 1º de setembro, um domingo. Desde a segunda-feira seguinte, o contrato com a produtora G2P está expirado, e por decisão da emissora, não foi renovado.

Publicidade

Formato enganoso

Os moldes desses programas eram sempre os mesmos: uma charada na tela, geralmente a adivinhação de algum erro na imagem, cuja resposta deveria ser dada via telefone por uma tarefa média de R$ 5,99 por minuto.

Publicidade

Ao entrar na linha, o participante respondia um ciclo de perguntas simples, tais como: “Fernando Collor sofreu impeachment em 2016! Verdadeiro ou falso?“. Acontece que esse ciclo era gigante, e sob o pretexto de acumular pontos, a ligação prendia o telespectador por várias horas no telefone, sem conseguir entrar no ar.

Luta pelo fim do programa

Youtuber conhecido por enfrentar esse tipo de programa desde 2017, Rogério Betin comemorou o término dos chamados call TV. “Me sinto muito feliz e aliviado que minha luta foi válida. Soube que depois das minhas denúncias, o faturamento desses programas despencou”, declarou ao portal Na Telinha.

Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com