in

Luto no cinema: precursor de Jackie Chan e Bruce Lee perde a vida aos 79 anos; coube à filha trazer a notícia

O ator vinha lutando contra doenças e problemas de saúde desde o ano de 2016.

Silvana Cabral / Reprodução

Faleceu aos 79 anos o ator Jimmy Wang Yu, conhecido no cinema internacional em virtude dos filmes voltados às artes marciais. A informação foi divulgada por sua filha, Linda Wong, e confirmadas pela revista Variety, dos Estados Unidos. O artista vinha lutando por sua vida desde o ano de 2016, quando foram diagnosticados os primeiros problemas de saúde.

Publicidade

Jimmy Wang Yu e a importância para Jackie Chan e Bruce Lee

Yu é considerado no cinema internacional como precursor de outros fenômenos das artes marciais, a exemplo de Jackie Chan, Jet Li e Bruce Lee. Um dos seus trabalhos mais memoráveis veio no clássico Espadachim de um Braço, originalmente lançado no ano de 1967, sendo o primeiro filme vindo de Hong Kong a atingir a meta de HK$ 1 milhão a título de renda com as bilheterias.

Por conta do enorme sucesso da produção, Jimmy Wang Yu continuou traçando voos ainda maiores em sua carreira de ator, sendo convidado a participar de diversas outras produções no cinema internacional. Por muitos anos, trabalhou em obras cinematográficas no badalado mercado dos Estados Unidos, aumentando ainda mais a sua fama.

Publicidade

Dentre os seus trabalhos mais famosos estão a participação em Traficantes Audazes (1975), onde contracena com George Lazenby, ex-ator de 007. Além disso, o Yu participou ainda de outras produções cinematográficas, a exemplo de O Ataque do Dragão (1983), com Jackie Chan, Missão na Ilha do Fogo (1990), entre outros.

Publicidade

O seu último trabalho nas telonas foi em Soul, de 2013. Embora tenha conquistado maior notoriedade por conta dos papéis como ator, também trabalhou como roteirista e diretor por muitos anos.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com