in

Falece aos 98 anos a autora Lygia Fagundes Telles, um dos maiores nomes da literatura nacional

Escritora Lygia Fagundes Telles era integrante da Academia Brasileira de Letras e dona de livros fundamentais.

Reprodução/O Globo

Uma grande dama da literatura brasileira, autora de livros clássicos e fundamentais do Brasil, deixou um país inteiro de leitores órfãos. Faleceu aos 98 anos a autora paulista Lygia Fagundes Telles, na manhã deste domingo (03). Segundo informações de Juarez Neto, da ABL, o óbito foi de causas naturais.

Publicidade

Lygia era integrante da Academia Brasileira de Letras, tendo publicado o seu primeiro livro de contos em 1938, intitulado Porões e Sobrados. A escritora era a quarta ocupante da Cadeira número 16 do órgão, com eleição em outubro de 1985, sucedendo Pedro Calmon.

Faleceu a autora Lygia Fagundes Telles

Lygia Fagundes Telles é uma das maiores escritoras brasileiras de toda a história da rica literatura nacional. Ela foi agraciada com os prêmios Jabuti e Camões, os maiores brasileiros e da língua portuguesa. Essa honraria aconteceu em plena ditadura militar, sendo uma das autoras do manifesto dos intelectuais contra a censura.

Publicidade

Formação de Lygia Fagundes Telles

Lygia é formada em direito pela Universidade de São Paulo. Após seu primeiro livro de contos, publicou seu primeiro romance, Ciranda de Pedra, em 1954, sendo considerado por ela mesma como o início de sua maturidade na escrita.

Publicidade

Obras de Lygia Fagundes Telles

Dentre tantas, a autora publicou quatro obras de romances que são consideradas obras-primas da literatura brasileira, algumas com adaptações para a televisão e cinema. Depois do primeiro romance, ela escreveu Verão no Aquário, em 1964, As Meninas, 1973 e por fim, As Horas Nuas, em 1989.

Publicidade

A maioria de suas obras são em contos e em antologias, a tornando uma escritora de romances e uma reconhecida contista. Antes do Baile Verde (1970), Seminário dos Ratos (1977), A Disciplina do Amor (1980) e o mais recente, Um Coração Ardente (2012), são algumas dessas suas obras mais conhecidas. Essa notícia deixou uma legião de fãs e leitores que conhecem e reconhecem a primazia e a importância que Lygia sempre teve e terá em nossa tão rica e grandiosa literatura.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .