in

O que é marruá? Termo muito falado e utilizado como sobrenome da protagonista na novela Pantanal

A expressão famosa na trama será escolhida como sobrenome pela personagem de Juliana Paes.

Globo/João Miguel Júnior

A palavra ‘marruá’ tem sido utilizada de maneira constante na novela Pantanal, que começou a ser exibida no último dia 28 na telinha da Globo. Associada aos bois e, depois será adotada como sobrenome de uma das famílias do núcleo principal do folhetim, a expressão é falada pelos habitantes da região Centro-Oeste do Brasil. Mas afinal de contas, o que significa de fato marruá ou boi marruá.

Publicidade

Ao contrário do que muitos telespectadores pensam ao assistirem à trama, marruá não é uma espécie de bovino, mas, sim, um adjetivo que tem a ver com alguém que tem uma personalidade violenta e arredia parecida com os bois. Essa gíria é famosa no meio dos trabalhadores do Pantanal e faz referência ao temperamento forte dos animais que não foram domesticados.

No primeiro capítulo do folhetim, o público pôde observar a chegada de Joventino e seu herdeiro José Leôncio -interpretados por Iradhir Santos e Renato Góes- na região do Pantanal e o início dos seus trabalhos com a criação de gado.

Publicidade

A partir de então, para conquistarem os seus objetivos, pai e filho precisarão aprender a lidar com um boi marruá, que impede que o restante da boiada seja domesticada. Na ocasião, Joventino afirma que os animais só conseguem ser conquistados ao serem agradados com magia e respeito por parte das pessoas.

Publicidade

O casal Maria e Gil vão decidir usar o sobrenome nos próximos dias, a personagem de Juliana Paes será responsável por isso. Assim como na versão original, o luto e a coragem da mulher vão transformá-la em alguém forte e indomável. A filha deles, Juma Marruá, será criada de maneira isolada e selvagem, assim como os bois.

Publicidade
Publicidade