in

Jessilane faz algo que muitas pessoas fazem com bife; todo cuidado é pouco com o risco à saúde

Nutricionista alerta para os riscos à saúde em adotar tal procedimento antes de preparar o bife.

Reprodução Globo

Na casa do BBB22, os brothers e sisters precisam fazer a própria comida. Nesta quinta-feira (17), a professora Jessilane preparou um delicioso bife. O problema é que antes de fritar o bife, ela jogou sobre ele açúcar no lugar do sal. Ao perceber o erro, ela tomou uma atitude perigosa.

Publicidade

Jessi lavou o bife em água corrente para tirar o açúcar e temperá-lo novamente com sal. O problema é que levar carne não é a atitude mais adequada. Ao site Receitas, a nutricionista Fernanda Mendes explicou o porquê não se deve lavar carnes vermelhas e brancas.

“Quando em contato com água corrente, os micro-organismos presentes na água e no encanamento são levados para a carne podendo contaminá-las”, explicou Fernanda. A nutricionista também explicou que a ingestão de alimentos contaminados pode causar intoxicação e outras doenças.

Publicidade

Ainda segundo a nutricionista, a melhor coisa a se fazer antes de preparar carnes, frangos e até frutos do mar é não lavá-los para evitar esta contaminação cruzada. Para quem tem dúvida se não lavar pode causar algum problema, o preparo do alimento em temperatura elevada mata germes e bactérias.

Publicidade

Em restaurantes, é necessário seguir as normas de segurança e nela há detalhamento de como preparar cada alimento. Em casa, o principal é higienizar bem as mãos e os recipientes que receberão a carne. Lavar a carne, portanto, não é adequado. No caso de Jessilane, ela poderia ter chacoalhado a carne para tirar o excesso de açúcar e usar, talvez, um guardanapo para limpar totalmente o bife.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!