in

BBB22: prova de resistência pode colocar os participantes em risco; Globo toma decisão para encerrar a prova

A prova terá no máximo 24h de duração, mas os brothers parecem obstinados a atingir o limite.

Reprodução: GloboPlay

Na noite desta quinta-feira, 10 de março, Tadeu Schmidt anunciou que a prova para definir o novo líder do BBB22 seria de resistência. Pedro Scooby, o líder da última semana, vetou Eliezer da prova e foi o primeiro a desistir da competição.

Publicidade

A dinâmica, patrocinada pela Americanas, consiste em resistir ao máximo em cima de um carrossel. Quem restar por último é o novo(a) líder da semana. A prova terá no máximo 24 horas de duração, mas os brothers parecem obstinados a atingir o limite, já que até a publicação dessa notícia, cinco participantes ainda resistem: Paulo André, Lina, Lucas, Natália e Arthur.

As regras do desafio, que além da liderança garante imunidade ao paredão e um vale compras de 20 mil reais, incluem ficar sem dormir, beber água, comer e fazer xixi ou cocô.

Publicidade

De acordo com a médica Gabriela Iervolino Oliveira, esse tipo de prova de resistência pode oferecer riscos aos participantes. “Como nosso corpo é composto predominantemente por água, a restrição de líquidos pode diminuir a pressão arterial e gerar tontura, fraqueza, sensação de desmaio, o que já pode ocorrer após um longo tempo”, disse em entrevista ao Viver Bem, do UOL.

Publicidade

A restrição de fazer xixi pode causar retenção urinária. A falta de alimentos também pode causar efeitos desagradáveis, como zumbidos, tonturas, confusão mental, irritabilidade e até possíveis quedas.

Publicidade

Ainda segundo a médica, ao restringir o sono pode causar alteração na produção de hormônios que regulam sensações importantes, como estresse e saciedade.

Globo tomou atitude e agiu antes

Para evitar maiores danos à saúde dos participantes, a TV Globo decidiu que a prova duraria no máximo até a edição ao vivo de hoje, 11. Essa medida foi adotada por entender que a prova poderia durar mais tempo, já que a liderança é um mérito importante dentro da competição e os participantes poderiam resistir ao máximo para levar o prêmio.

Se alguém ainda resistir até o ao vivo de hoje, um sorteio será feito na casa, com uma urna para eliminar um a um que ainda estiver na competição. Ou seja, hoje à noite saberemos quem é o novo líder da semana.

Publicidade

Escrito por Anna Müller

Bastante ativa nas redes sociais, escrevo conteúdo sobre os mais diversos assuntos para a plataforma i7 Network.