in

De office boy para dono de 5 empresas e influenciador do empreendedorismo na internet: conheça a história de Marcelo Germano

Marcelo Germano é dono do perfil “Empresa Autogerenciável” no Instagram, que possui uma legião 316 mil seguidores.

Marcelo Germano - EAG (Foto divulgação)

A história de Marcelo Germano começa assim: de office boy em uma pequena empresa para empresário de sucesso, dono de cinco empresas de segmentos diferentes, faturando mais de 50 milhões em plena pandemia e influenciador do ramo do empreendedorismo, com mais de 316 mil seguidores no Instagram.

Publicidade

Marcelo Germano é especialista em gestão empresarial e empresário há mais de 25 anos. É formado em administração de empresas e comércio exterior. Tem em seu currículo formação em treinamentos de empreendedorismo pelo Babson College, em Boston – Massachusetts, MBA em gestão executiva, curso de High Performance Intensive, pela Gallup – instituto de formação de coaches mais respeitado do mundo, assim como cursos de extensão em gestão empresarial na BSP: Business School – São Paulo.

“Sim, o meu primeiro emprego foi como office boy em uma pequena empresa. Tinha o objetivo de conquistar algo para melhorar a minha realidade, por isso, comecei a trabalhar cedo, estudei, fiz faculdade. Sempre fui em busca de me aperfeiçoar através dos estudos. O meu pai tinha um escritório de despachante, e percebendo as necessidades dele na empresa, decidi trabalhar com ele.

Publicidade

Em 1996 abri minha primeira empresa com um primo – era uma transportadora, que fazia entregas com combis e motos. Depois de seis meses que abrimos a empresa, houve um desentendimento e decidi sair da sociedade”, conta Marcelo.

Publicidade

Em 1998 Marcelo Germano abriu o próprio despachante, fez empréstimos e começou a empresa totalmente endividado. Trabalhando de 12 a 16 horas por dia, 7 dias por semana, com muitas dificuldades e desafios até que conseguiu um grande cliente. Após implementar novos métodos e conceitos, a empresa cresceu rápido, o que possibilitou pagar todas as dívidas:

Publicidade

“Hoje, posso dizer que conquistei todas as liberdades que um empresário pode conquistar: de tempo, dinheiro, relacionamento e propósito. E foi assim que comecei o meu legado. Atualmente, tenho cinco empresas, que no último ano faturaram mais de 50 milhões de reais. Minha trajetória não foi fácil. Mas aprendi muito com meus erros, acertos, até aprender de fato o que um verdadeiro dono de negócio deve fazer. Eu não acredito em sorte. Eu acredito em meta, plano de ação e execução do plano.”

Os treinamentos são divulgados e conhecidos em todo o Brasil. Conteúdos gratuitos são gerados e disponibilizados em plataformas digitais e já ajudaram milhares de empresários do país a darem grandes saltos de performance.

O programa EAG envolve conteúdo preparatório com aulas on-line ao vivo, teoria, prática, treinamento de equipes, definição de metas através de metodologia de gestão, estudos e análises que resultam em desafios para serem aplicados pelos donos nas empresas que gerenciam. Durante a imersão, o empresário desenvolve competências para criar uma cultura organizacional poderosa, exercer liderança que conduza a empresa rumo aos objetivos dela, engajamento de time, recebendo conhecimentos para fazer uma boa estrutura organizacional e desenvolver habilidades para fazer uma gestão efetiva do negócio. Tudo com o objetivo de ter mais eficiência, crescimento, satisfação dos funcionários, e conseguir se sobressair no mercado competitivo dos negócios.

“Porque sei que mudando o dono da empresa, nós mudamos o negócio. E dessa forma, mudamos não só a vida do empresário, mas também a vida dos seus funcionários e familiares. E é assim, que mudamos todo o ecossitema. Resumindo: empresas melhores geram um país melhor. Todo dono de empresa precisa de ajuda externa”, enfatiza Germano.

Publicidade