in

Criador da Hashtag Treinamentos mostra como o Excel pode ser um aliado das famílias endividadas

A Hashtag Treinamento conta com um modelo de planilha de controle no Excel para organizar as finanças pessoais e um vídeo explicando como usá-la.

Foto: Divulgação

O endividamento dos brasileiros cresceu ao longo dos dois últimos anos, marcados pela crise econômica causada pela pandemia da Covid-19. Segundo a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, realizada pela Confederação Nacional do Comércio, em 2021, o endividamento das famílias bateu recorde, com uma média de 70,9%. Na comparação com 2020, o crescimento foi de 4,4 pontos percentuais, o maior aumento registrado nos últimos 11 anos, quando começou a série histórica.

Publicidade

O cenário ainda é de incertezas devido ao prosseguimento da pandemia e às eleições. Organizar os gastos mensais é a saída para se ter controle das finanças. Um aliado na hora de contabilizar o dinheiro que entra e que sai é o já conhecido Excel.

João Paulo Martins, um dos fundadores da Hashtag Treinamentos, referência na América Latina em cursos profissionalizantes online e maior canal do youtube sobre Excel, explica que o programa pode ser usado como uma forma de registro de informações.

Publicidade

“Primeiro, é muito melhor fazer o controle no Excel do que no caderno, pois é possível fazer o cálculo em tempo real do que gasta e o que recebe, além de fazer projeções futuras da sua vida financeira através do histórico arquivado. O programa também ajuda na hora de decidir em fazer uma compra financiada ou à vista. O Excel conta com ferramentas que ajudam a calcular os juros de maneira prática, simples e rápida”.

Publicidade

Martins ainda destaca que a ferramenta permite acompanhar o histórico de gastos e fazer comparativos, o que pode ser útil na hora de fazer um planejamento a longo prazo. “Quem utiliza o papel para anotar as despesas, com o tempo perde esses papéis e fica sem um histórico. Já o Excel mantém arquivado tudo aquilo que você registrou, podendo assim futuramente comparar os gastos ao longo dos anos. Por exemplo, se você quer fazer uma relação das suas despesas de hoje com as de dois anos atrás”.

Publicidade

A Hashtag Treinamento conta com um modelo de planilha de controle no Excel para organizar as finanças pessoais e um vídeo explicando como usá-la. O download pode ser feito por meio desse link .

“Essa planilha pode ajudar, inclusive, quem não tem muito conhecimento de Excel, ela é simples de ser usada. A planilha vai ajudar o usuário a contabilizar os gastos, por exemplo, com saúde, alimentação e lazer. Entre as ferramentas que ajudam nisso, estão a tabela dinâmica e as funções financeiras”. Martins e seu sócio, João Paulo Lira, ainda ensinam em seu blog e no canal do Youtube a usarem o programa.

Publicidade