in

Globo é condenada a pagar R$ 88 mil de multa por racismo

O incidente que causou a condenação aconteceu há quase dez anos; a emissora recorre.

Reprodução Globo

A TV Globo é conhecida por ser a principal emissora de televisão do Brasil. Líder de audiência na TV aberta e no universo da TV por assinatura, a Globo é dona dos canais Globosat, que conta com marcas como GloboNews, GNT, Off, Megapix e outros.

Publicidade

Porém, a condenação se deu por conta de uma produção do canal Multishow, um programa humorístico chamado Jornal Sensacionalista, que fez sucesso no canal musical por muitos anos. 

Os detalhes sobre o processo dão conta de que o Grupo Globo foi condenado a pagar uma multa de R$ 88.803,00 por racismo. A atração, que foi exibida nos dias 25 e 28 de outubro de 2013 contava com um cachorro chamado “cãodomblé” em uma das esquetes. Na história, o animal previa o futuro, jogava búzios e recebia entidades.

Publicidade

Embora a decisão já tenha saído, o processo ainda cabe recurso por parte da empresa de Roberto Marinho. Até o momento, não houve qualquer pronunciamento por parte do Grupo.

Publicidade

O caso foi denunciado pela Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena, que é um braço da Secretaria de Justiça do Governo de São Paulo. Embora o episódio tenha ido ao ar há quase dez anos, o processo administrativo foi movido em dezembro.

Publicidade

No momento, o que se sabe é que a empresa está tentando reduzir o valor da multa ou anular o processo. A Globo chegou a conseguir uma decisão positiva em primeira instância, mas houve recurso favorável ao governo.

Em sua decisão, a desembargadora responsável pelo processo informa que não se pode aceitar que imagem das religiões de matrizes africanas sejam flageladas com piadas e expressões estigmatizantes, já que estas foram historicamente perseguidas.

Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.