in

O master coach, Mamá Brito, é hoje um dos nomes lendários em treinar a inteligência emocional das pessoas

Ajudando pessoas com suas travas e bloqueios mentais, Mamá Brito conta como se tornou coach em inteligência emocional através de sua trajetória.

Mamá Brito (Foto Divulgação)

Conhecido como “Mamá Brito”, o profissional Márcio Borges Brito, formado em Hipnoterapia, practitioner em pnl e master coach em inteligência emocional, trabalha há anos ajudando as pessoas através de atitudes.

Publicidade

“Eu defino o meu trabalho através de uma anamnese das pessoas entenderem o porquê elas tomam certas atitudes. O que levou as pessoas a terem esse comportamento?”, diz. “O comportamento das pessoas vai além do plano presente, ele vem da criação de cada um, de um padrão de comportamento aprendido na infância”, explica Mamá Brito.

Márcio nasceu em Vitória da Conquista, na Bahia, passando a morar em Curitiba com o pai aos seus 16 anos, após o falecimento de sua mãe. A partir disso, começou a estudar e se formou em mecânica industrial e engenharia mecânica. Trabalhou na Renault como engenheiro, mas desistiu da profissão, pois preferia trabalhar ao lado de pessoas e não de planilhas. Márcio então abriu uma academia e passou a treinar seu primo, o campeão mundial de MMA, Rodrigo Minotauro.

Publicidade

Cuidando de sua carreira, viajou para o Japão a seu lado e começou a se especializar em coach emocional de atletas de alto rendimento. Trabalhou em parceria com outros atletas, como Rogério Minotouro, Anderson Silva, Junior Cigano, José Aldo, entre outros.

Publicidade

Publicidade

Foi então que, trabalhando como coach emocional desses esportistas, Márcio encontrou o que realmente gostava de fazer: ajudar as pessoas em seus atos e no desenvolvimento humano, trabalhando a inteligência emocional de cada uma delas.

“Em um momento da minha vida, quando já não sabia mais o que queria fazer, decidi me dedicar ao estudo da inteligência emocional e entrei de cabeça nesse universo, ajudando as pessoas através da comunicação de atitudes.”

Ele explica que para as pessoas conseguirem alcançar o sucesso em suas áreas, é preciso trabalhar essa inteligência emocional, para manter a calma quando for necessário; persistência, para dar continuidade às coisas, apesar dos percalços que ocorrerem no meio da trajetória; e ter o objetivo de chegar a algum lugar _ saber exatamente aonde quer chegar.

“Nunca pensei em desistir do que faço, é algo que sempre pensei que fosse conseguir. Todos somos capazes”, diz, com determinação. “Influencio a vida das pessoas através do exemplo. Tudo que falo, procuro mostrar que também exerço da mesma maneira. Eu me considero um espelho para as pessoas.”

Além de ter definido seu objetivo quando começou a trabalhar com atletas, ele diz que sua maior inspiração veio através de seu casamento. “Minha esposa foi minha maior inspiração para minha carreira. O início do nosso relacionamento foi muito desafiador, nós éramos pessoas muito diferentes. Eu queria entender porque nós não conseguíamos pensar da mesma forma, e isso foi um estopim para que eu quisesse estudar a inteligência emocional, e acabei descobrindo que eu já trabalhava com isso sendo coach dos atletas, fazendo com que eles tivessem sucesso apesar dos obstáculos”, esclarece.

Cuidando de uma holding de empresas, Mamá Brito hoje ministra cursos de marketing e vendas, trabalhando a inteligência emocional das pessoas através do desenvolvimento humano, por exemplo, a persuasão e a performance no ramo das vendas.

Sobre os profissionais que trabalham ao seu lado, ele diz: “Defino meus métodos de trabalho através da junção de pessoas que tem capacidades e habilidades diferentes pra que a nós possamos construir algo em comum. Trago pessoas que tenham perfis comportamentais adequados àquela função. A minha metodologia requer o perfil comportamental da pessoa certa no lugar certo. Isso evita de colocarmos alguém que gostamos numa função que ela não consegue desempenhar”.

Possuindo uma rede social com mais de 50 mil seguidores (@mamabrito), Mamá Brito põe em prática um ensinamento muito importante, não só em seu Instagram, como também no seu dia a dia: é preciso ter compaixão pelas pessoas, jamais julgá-las:

“Tudo que consegui hoje, levo em conta o networking que fiz para isso. Uma das lições que mais ensino hoje em dia, é tratar bem as pessoas, ter compaixão e não julgar. Não se pode julgar a pessoa em si, podemos julgar o ato que ela está cometendo. Porque você não sabe o que aconteceu no dia dela para que ela agisse de tal forma. Sozinho é muito difícil chegar a algum lugar”, finaliza o master coach em inteligência emocional.

Atualmente, CEO do evento “Fight Music Show”, que teve sua primeira edição em Balneário Camboriú, SC, Mama Brito é considerado o “Dana White brasileiro”. O evento foi um grande sucesso, tendo como atrações música e lutas. Wesley Safadão agitou o palco enquanto, no ringue, a luta que finalizou a noite aconteceu entre o humorista Whindersson Nunes e o tetracampeão mundial Acelino “Popó” Freitas.

Publicidade