in

Especialista em marketing digital, Daniel Pinheiro dá sete dicas para melhorar o seu networking

Fundador da Evermart destaca o poder das conexões no mundo do trabalho.

Reprodução/Instagram

O networking se tornou uma ferramenta fundamental para encontrar novas oportunidades no mercado de trabalho. A conexão com outros profissionais também favorece a troca de conhecimento e o estreitamento das relações.

Publicidade

Daniel Pinheiro, especialista em marketing digital, conta que manter uma rede de contatos ativa e profícua foi fundamental para fundar a Evermart, uma das maiores plataformas de vendas de cursos on-line do País.

“Por meio da rede de contatos, consegui chegar a pessoas capacitadas que me ajudaram a levantar a plataforma”, declara o CEO.

Publicidade

Quer saber como fazer um networking produtivo? Confira, a seguir, as recomendações de Daniel Pinheiro para construir a sua rede de contatos.

Publicidade

⁠1) Compartilhe conteúdo relevante

“As redes sociais estão à disposição para troca de conhecimento. Aproveite o ambiente digital para compartilhar conteúdos interessante, atraindo o comentário de outros colegas.”

Publicidade

2) Mantenha contato constante

“Quem nos conhece vai se lembrar de nós em algum momento para fazer uma indicação ou solicitar ajuda. Mas, para isso, não podemos sumir. Então, procure não se afastar demais de ex-colegas de trabalho ou dos cursos que fez.”

3) Aprenda a se autopromover

“Realizou alguma coisa interessante? É bacana compartilhá-la. Isso se chama autopromoção. As pessoas gostam de estar por perto de pessoas consideradas interessantes e entusiasmadas.”

4) Participe de eventos da sua área de atuação

“Eventos são ótimos espaços para conhecer novos contatos. O interesse em comum aproxima as pessoas.”

5) Seja ativo nas redes sociais profissionais

“As redes sociais profissionais – a exemplo do LinkedIn – são ambientes que favorecem a interação sobre temas importantes no ambiente de trabalho. Também é possível estreitar relações com potenciais recrutadores, chefes e colegas de equipe, ao se valer de posts e comentários. Não fique fora delas.”

6) Mantenha-se atualizado

“A interação é a chave do networking. Para ter trocar mais assertivas, mantenha-se atualizado sobre o mundo, o País e, sobretudo, as novidades da área em que você atua.”

7) Faça exercícios para perder a timidez

“Não é errado ser tímido, mas a timidez, infelizmente, joga contra no ambiente de trabalho. As pessoas que mais progridem na carreira são as que sabem se expor assertivamente – e isso ajuda muito a construir uma rede de conexões.”

Publicidade