in

Acusada de furto, atriz global deixou a TV e faleceu em depressão: ‘Muito injustiçada’

Grande nome da dramaturgia, a famosa chegou a trabalhar em produções como Chocolate com Pimenta e Senhora do Destino.

Divulgação/TV Globo

A TV brasileira sempre foi conhecida pela capacidade de conquistar os espectadores com tramas emocionantes, histórias inspiradoras em novelas que ficam marcadas no imaginário popular.

Publicidade

E o sucesso das histórias depende não só da capacidade dos autores de escreverem os roteiros, mas também dos atores que dão vida aos personagens e uma dessas profissionais que trabalhou para garantir o entretenimento do público por muitos anos foi a veterana Lucy Mafra, que ficou conhecida inicialmente por trabalhar com teatro de rua e na década de 1980 começou a figurar em tramas da TV Globo.

Lucy trabalhou nas novelas Água Viva, Baila Comigo, Partido Alto, Bebê a Bordo, De Corpo e Alma, dentre outras como Malhação, Chocolate com Pimenta e Senhora do Destino. 

Publicidade

Embora tenha participado de várias produções, sua carreira não teve um fim positivo. Sua última aparição na TV foi na novela América, exibida no ano de 2005 e seu nome acabou sendo envolvido num caso um tanto atípico.

Publicidade

Durante as gravações da trama, Lucy foi acusada por uma camareira da TV Globo de ter furtado bolsas de outras atrizes da trama. Para se ter uma ideia, nomes como Christiane Torloni, Solange Couto e Jandira Martini foram envolvidas na confusão, mas não houve denúncia formal.

Publicidade

Na ocasião, Lucy afirmou que tudo não passava de um mal-entendido e que ela continuava no elenco da novela. Em entrevista à Folha, ela chegou a dizer que foi aconselhada a processar quem falasse sobre o assunto nos bastidores da novela.

Desde a época da acusação, ela nunca mais conseguiu trabalhar com televisão novamente. Chegou até a ser convidada a trabalhar na novela Joia Rara em 2013, mas Telma Guedes teria desistido do convite ao descobrir que a atriz havia se tornado um nome restrito no Projac.

Um ano depois, a atriz faleceu. Ela estava sem dinheiro e precisou ir morar com a mãe, em Vassouras, no Rio de Janeiro. Debilitada e com dificuldades para se locomover, ela foi internada com pneumonia, desenvolveu displasia pulmonar e perdeu a vida aos 60 anos de idade, em dezembro de 2014. Sua mãe havia falecido quatro meses antes.

Sem filhos e viúva, Lucy passou seus últimos dias vivendo da pensão da mãe e com ajuda de amigos: “Ela foi muito injustiçada”, revelou sua enteada Andréa Neves.

Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.