in

Wellington Camargo, irmão de Zezé e Luciano, opera a coluna e sonha voltar a andar com exoesqueleto

Irmãos dos cantores Zezé di Camargo e Luciano se internou em SP e passou por cirurgia.

Arquivo pessoal Wellington Camargo

O cantor gospel Wellington Camargo é irmão de Zezé e de Luciano. Na infância, Wellington sofreu poliomielite e desde então nunca mais andou. O cadeirante ficou conhecido em todo o Brasil no fim dos anos 1990, quando foi sequestrado.

Publicidade

A família teve que pagar o resgate. Wellington já contou diversas vezes que sofreu com pesadelos relacionados ao sequestro. O episódio pavoroso ficou no passado. Em 2020, ele tentou vaga de vereador na cidade de São Paulo, mas não foi eleito.

Wellington Camargo tem um sonho: voltar a andar. No momento, o cantor está internado em um hospital da AACD, em São Paulo. No sábado (29), ele passou por cirurgia para correção de uma escoliose. A doença provoca curvatura lateral na coluna vertebral. A previsão é de que o artista tenha alta hospitalar no fim de semana.

Publicidade

Wellington, que é casado com uma cantora gospel 26 anos mais jovem do que ele, planeja comprar um exoesqueleto. O objetivo do cantor será ficar de pé cerca de oito horas por dia. O exoesqueleto é um componente moderno, que tem sido usado por algumas pessoas ao redor do mundo.

Publicidade

O aparelho funciona com a ajuda do cérebro e já ajudou até tetraplégicos (pessoas sem movimento do pescoço para baixo) a andar. Em 2020, a Universidade de São Paulo (USP) criou um exoesqueleto para auxiliar vítimas de AVC. Nos Estados unidos, a venda de exoesqueleto é permitida para uso clínico e pessoal. No Brasil, algumas empresas iniciaram a venda. O valor do produto é salgado, mas menor do que o que se tinha há alguns anos. 

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!