in

Falece Theresa Amayo, aos 88 anos, vítima de câncer; atriz foi uma estrela da Globo

Atriz Theresa Amayo lutava contra um câncer e faleceu em sua casa, na Zona Sul do Rio.

Reprodução/O Globo

Faleceu na madrugada desta segunda-feira (24) a atriz Theresa Amayo, aos 88 anos. Ela lutava contra um câncer e perdeu a vida em sua casa, que fica em Laranjeiras, na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Ela deixa dois filhos e uma neta.

Publicidade

Até o momento, a família não deu detalhes sobre a cerimônia de despedida ou sepultamento. Ela nasceu em Belém, no Pará, e dedicou a sua carreira nos palcos da cidade do Rio de Janeiro, tendo trabalhado com Dulcina de Moraes, um dos grandes nomes do teatro na década de 50.

Com seu terceiro trabalhou profissional, ela conseguiu alçar o posto de protagonista da peça Irene, de autoria de Pedro Bloch. Com a companhia de Dulcina, ela foi trabalhar na Europa, tendo feito muito sucesso no rádio e em filmes. Nos anos 50, Theresa se destacou no cenário cinematográfico do Brasil.

Publicidade

Em 1955 ela estrelou O Diamante, na companhia de Anselmo Duarte. Já em 1957 ela filmou com Mazzaropi o filme Fuzileiro do Amor. Além do cinema, ela foi uma das pioneiras na televisão brasileira, se destacando na extinta TV Tupi, uma das maiores emissoras que o Brasil já teve.

Publicidade

Carreira na Globo

Dona de uma beleza e de um carisma fascinante, Thereza brilhou em diversos teleteatros e telenovelas. Ela foi uma das primeiras estrelas da TV Globo, vivendo personagens escritos por Janete Clair, Glória Magadan e Moysés Weltman.

Publicidade

Seus papeis de maior destaque foi com Mocinha, a jovem heroína da primeira versão de Roque Santeiro, que foi proibida pela censura. Foi com Pecado Capital, em 1975, que ela deu vida a um papel polêmico. Na companhia de Milton Gonçalves eles viveram o primeiro par romântico interracial da televisão brasileira.

Publicidade

Escrito por Nado C.

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .