in

Querido sambista brasileiro perde a vida aos 68 anos de idade após complicações do diabetes

O artista passou os últimos dias sob internação, não sobrevivendo às complicações da doença.

Repórter Social/Divulgação

Faleceu neste domingo (23), aos 68 anos de idade, o sambista Genivaldo Fernandes Mendonça, mais conhecido por Potoka, seu nome artístico. O músico passou os últimos dias internado em um hospital e não conseguiu resistir às complicações decorrentes de um quadro de diabetes, sofrendo uma piora significativa desde o último sábado.

Publicidade

Potoka é natural da cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde nasceu e passou os primeiros anos de sua vida. Todavia, há cerca de 40 anos, passou a residir em Brasília (DF), de onde nunca mais se mudou. Foram diversas obras de grande sucesso ao longo de sua carreira artística, incluindo a gravação de vários sambas, além de oito discos.

O sambista também foi um dos responsáveis pela fundação da escola de samba Império do Guará, tradicionalíssima no Carnaval. Além da música, Potoka trabalhou por muitos anos na comunicação, sendo o criador e apresentador do programa QG do Samba, transmitido nas rádios Cultura FM e Guará FM, ambas com cobertura no Distrito Federal.

Publicidade

Nos últimos anos, o músico passou a se dedicar à web rádio Lobo Guará, conhecida pelo enfoque no gênero samba, a grande paixão de sua vida. Por meio dela, contribuía para divulgar produções independentes de compositores relativamente desconhecidos na região do Distrito Federal.

Publicidade

A morte de Potoka foi bastante sentida por amigos e familiares, os quais deixaram as últimas condolências. “O samba de Brasília está de luto. Ele parte deixando-nos muitas lições de amor, amizade, profissionalismo, ética e humanidade”, foram as palavras de Johnson Rodrigues, um dos companheiros da música.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Henrique Furtado

Henrique Furtado é um redator com vasta experiência no jornalismo online. Solidificou sua carreira com coberturas marcantes sobre os principais acontecimentos no Brasil e no mundo ao longo da última década. Suas especialidades englobam desde os bastidores da política, versando por esportes, atualidades e, claro, tudo o que acontece no mundo dos famosos. Está sempre ligado para entregar, em primeira mão, as últimas novidades para os seus leitores, 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

Contato: henriquefurtado.jornalista@gmail.com