in

O que é, tratamento e riscos do vitiligo? Doença autoimune e multifatorial atinge Natália, do BBB22

Participante do BBB22 tem 22 anos e descobriu a doença quando tinha apenas nove anos.

Reprodução Globo

Natália Deodato é uma das 20 participantes do Big Brother Brasil 22. Ela mal entrou na casa mais vigiada do Brasil e já virou assunto fora dela. A modelo e designer tem 22 anos e é natural de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

Publicidade

Selecionada com uma das participantes do grupo pipoca no reality show mais assitido da TV brasileira, Natália tem vitiligo. A sister tinha apenas nove anos quando as manchas começaram a aparecer. Começou pelo olho, depois chegou à nuca e joelho. Em um mês, segundo ela, todo o corpo estava pintado com as manchas brancas.

Vitiligo mata ou tem cura?

A pergunta mais comum diante de uma pessoa com manchas na pele é: o que é vitiligo? A doença é multifatorial e autoimune. Há uma espécie de batalha no organismo das pessoas que têm vitiligo. Os linfócitos T destroem os melanócitos. O primeiro é formado por células de glóbulos brancos. O segundo é responsável pela melanina.

Publicidade

Como a causa é genética, há chances de pessoas da mesma família desenvolverem a doença. Natália não disse em seu vídeo de apresentação se mais alguém de sua família tem vitiligo. Se tiver filhos, haverá chances das crianças desenvolverem a doença.

Publicidade

Vitiligo não é transmissível, não tem cura, mas não também não coloca em risco a vida do doente. Há tratamentos médicos que auxiliam no controle. É possível pigmentar a pele afetada pelo vitiligo. A participação de Natália no BBB22 pode dar visibilidade à doença e aumentar a autoestima de pessoas que são acometidas pelo vitiligo. Cerca de 150 mil casos são registrados anualmente no Brasil.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Diogo Marcondes

Jornalista formado desde 2015. Jornalista por vocação desde que nasceu. Redator da i7 Network. Aqui escrevo sobre política, futebol, TV & famosos e qualquer outro assunto que esteja repercutindo no Brasil e no mundo.
Entre em contato comigo pelo @DiogoMarcondes no Twitter!