in

Françoise Forton omitiu câncer durante 10 anos: antes de falecer, atriz contou porque decidiu abrir o jogo

Forton foi vítima da doença no último domingo (16), aos 64 anos de idade.

UOL | Reprodução

No último domingo (16), o Brasil se despediu de uma de suas maiores atrizes. Françoise Forton foi vítima de um câncer aos 64 anos de idade. De acordo com o site UOL, a atriz estava internada em um hospital na Zona Sul do Rio de Janeiro. No passado, quando atuava na novela Tieta, Forton já havia enfrentado a doença.

Publicidade

Françoise escondeu o diagnóstico durante uma década. Em 2020, durante participação no Programa Encontro, a atriz comentou sobre a doença  e o fato de ter escondido durante tantos anos. Forton afirmou que hoje fazia questão de falar sobre o assunto e que estaria totalmente recuperada.

No ano de 2016, a atriz concedeu entrevista ao INCA (Instituto Nacional do Câncer), e relatou como descobriu o câncer de colo de útero. Françoise contou que sempre fazia exames ginecológicos de rotina, mas que na época das gravações de Tieta, teria se esquecido de fazer os exames. Ao fazer um novo Papanicolau, Forton descobriu o diagnóstico.

Publicidade

Foi um susto, eu não tinha histórico de câncer na família. Fiquei apavorada. A primeira coisa que veio à cabeça foi: ‘Isso mata e eu não quero morrer“, contou a atriz à época. Françoise revelou que decidiu quebrar o silêncio e falar publicamente sobre o assunto para alertar às mulheres sobre a importância dos exames de rotina.

Publicidade

A atriz disse, ainda, que ver vários amigos enfrentando a doença e dividindo com o público lhe deu forças para falar sobre sua história. Françoise foi cremada no Crematório e Cemitério da Penitência, no Caju, Zona Norte do Rio, na tarde da última segunda-feira (17).

Publicidade
Publicidade