in

Faleceu, aos 94 anos, uma das maiores dançarinas do Brasil

Artista deixou um legado inesquecível também no teatro e no pensamento modernista.

APK Pure / Reprodução

Faleceu nesta quarta-feira, 12/1, uma das maiores dançarinas do Brasil, aos 94 anos de idade. Ruth Rachou estava internada no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, e não teve a causa da morte divulgada publicamente. Segundo informações divulgadas na imprensa, Ruth Rachou passou vários dias internada na unidade de saúde particular, uma das mais conceituadas do país em tratamentos médicos diversos.

Publicidade

Ruth Rachou sai de cena deixando um legado inesquecível nas artes brasileiras. A artista de origem paulistana foi fruto de uma formação autodidata na procura por conhecimentos que expressassem suas potencialidades interiores para o exterior.

O site do Museu da Dança descreve a artista dessa forma. Ela fez grande sucesso nos palcos por conta de seu jeito único de mostrar seu talento a partir dos passos que dava.

Publicidade

Quem foi Ruth Rachou, artista que nos deixa em 2022

Ruth Rachou nasceu em 1927, na capital paulista e aprendeu balé quando tinha apenas quatro anos de idade, com sua irmã Ilse. Na época, elas estudavam com uma professora Russa chamada Marinova. Em 1947, casou-se com Gastão Rachou Filho, quem lhe deu o sobrenome com o qual ficou conhecida. A bailarina era mãe de dois filhos: Gastão e Raul. Sua vida profissional começou de fato em 1953, incentivada pelo marido.

Publicidade

Nos anos 1960, Ruth foi contratada pela RecordTV e lá ela trabalhou com a coreógrafa norte-americana Sonia Shaw. Anos após, ela acabou virando coreógrafa do canal.

Publicidade

Já entre os anos 1970, Ruth Rachou lançou-se no mundo em sua carreira internacional, tendo retornado para São Paulo em alguns momentos. Na década de 1990, ela direcionou suas energias para outros sonhos com amigos dos palcos. Em 2008, Ruth foi homenageada pelo Projeto Ruth Rachou 80 anos. 

Publicidade

Escrito por Tadeu Goulart

Assuntos chocantes, novidades da televisão, famosos e política: tudo você encontra aqui.