in

Em crise, SBT faz mudanças e tenta se afastar da Band

Canal de Silvio Santos perdeu parte de sua audiência; canal era tradicionalmente vice-líder no Ibope.

Reprodução/Divulgação SBT

O SBT sempre foi conhecido por suas produções de entretenimento. Liderada por Silvio Santos, um dos maiores nomes da história da televisão do país, o Sistema Brasileiro de Televisão era a tradicional vice-líder de audiência.

Publicidade

Porém, com o crescimento da Record TV, a rede paulista começou a enfrentar um páreo duro pela segunda posição, que foi ficando cada vez mais difícil de ser alcançada nos últimos anos, principalmente após uma crise causada pela falta de investimentos em programação, a saída de cena de Silvio Santos após a pandemia de covid-19 e a ausência de novidades na grade, muito prejudicada pela proibição de aglomerações causadas pelas tradicionais plateias – que figuram na maioria das atrações do canal.

Embora tenha se destacado em momentos pontuais com o esporte, o SBT terá algumas das missões mais difíceis de sua história: em meio às especulações de uma possível venda, a emissora está querendo voltar a disputar a vice-liderança que se torna cada vez mais isolada pela Record TV. 

Publicidade

Essa busca do SBT, inclusive, se dá por conta dos grandes investimentos feitos pela Bandeirantes, que retirou da Globo um dos grandes nomes da TV, Fausto Silva, que comandará sua atração de segunda a sexta no canal dos Saad após mais de 30 anos sendo o maior salário do canal de Roberto Marinho.

Publicidade

Dentre as principais apostas do SBT para o ano de 2022 está a chegada de um novo jornal ao meio dia. O SBT Notícias chegará para ocupar o espaço do Bom Dia e Cia, entre 12h e 14h15. O SBT deseja fisgar parte da audiência do Balanço Geral, que consegue ganhar até da Globo no horário.

Publicidade

Além disso, o Vem Pra Cá, deixará de ser apresentado nas manhãs e terá duração reduzida: sendo exibido entre 16h30 e 17h.

Publicidade

Escrito por Matheus Feitosa

Escrevo sobre TV, famosos e entretenimento desde 2011.

A atenção nos detalhes é o que nos faz prosperar.