in

Faleceu, aos 91 anos, uma das maiores artistas do século 20

Da Ilha da Madeira, ela ficou conhecida por seus trabalhos nas artes plásticas.

Reprodução / Lavras

Faleceu neste sábado, 8/1, a artista plástica Lourdes Castro, aos 91 anos de idade. Ela morava na Ilha da Madeira, em Portugal, e era reconhecida como uma das artistas mais importantes do século 20. Lourdes nasceu no ano de 1930 e viveu uma vida de muitas realizações pessoais e profissionais, mas teve sua morte confirmada pela agência portuguesa Lusa junto a uma fonte próxima da família dela.

Publicidade

Lourdes Castro viveu em Paris, Berlim e São Paulo, no Brasil, onde expôs suas obras e realizou alguns trabalhos. Durante a pandemia, em 2021, ela foi condecorada pelo Ministério da Cultura da Portugal por sua contribuição para a cultura e as artes no país. Conhecida por eruditos e populares, Lourdes recebeu o título diretamente das mãos da ministra da Cultura portuguesa, Graça Fonseca. 

Na ocasião, Lourdes agradeceu pelo prêmio e declarou que se tratava de “mais uma pétala para pôr ao pescoço”. Segundo o site TSF Notícias, esse é o último registro de Lourdes Castro na mídia publicamente. Veja abaixo uma foto de Lourdes Castro.

Publicidade

Morre Lourdes Castro, grande artista do século 20

A artista plástica Lourdes Castro tinha como uma de suas grandes paixões a natureza. Nascida na Ilha da Madeira, ela deixou o local aos 20 anos pra estudar em Lisboa no curso superior da Escola de Belas Artes. 

Publicidade

Ao lado de José Escada, ela expôs sua arte, em 1954, e, anos depois, sua obra foi celebrada pela Fundação Calouste Gulbenkian, em 1992, e em Porto, em 2010, no Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Segundo o site, o presidente de Portugal emitiu um comunicado sobre a morte de Lourdes e disse que ela era uma das mais inconfundíveis artistas portuguesa.

Publicidade
Publicidade

Escrito por Tadeu Goulart

Assuntos chocantes, novidades da televisão, famosos e política: tudo você encontra aqui.