in

Incêndio na Amazônia: famosos pagam ‘mico’ compartilhando fotos antigas

Veja

Os incêndios que estão acontecendo na Amazônia a pelo menos 17 dias repercutiram em todo o mundo e causaram comoção entre os famosos brasileiros e internacionais. Muitos desses famosos utilizaram suas redes sociais para protestar em favor da floresta, mas o que se descobriu é que as fotos utilizadas pela maioria dos famosos, provavelmente, são antigas ou não são do atual incêndio na Amazônia.

Publicidade

As fotos que os famosos postam não são atuais

Cristiano Ronaldo foi um dos famosos que postou uma foto com a tag #PrayEorAmazônia, mas a foto que ele postou em sua conta no Instagram é de março de 2013, e não teria sido tirada na Amazônia. O fotógrafo brasileiro Lauro Alves teria tirado essa foto em uma reserva ecologia na África do Sul. 

A top model Gisele Bündchen, o presidente da França Emmanuel Macron e Leonardo Di Caprio utilizaram a mesma imagem para protestar em favor da Amazônia, mas a foto não seria atual, tendo sido feita no ano de 1989, pelo fotógrafo americano Loren McIntyre. 

Publicidade

A foto que o ator canadense Xavier Dolan postou em seu perfil foi registrada no ano de 2014, em um incêndio na Amazônia. O responsável pelo registro da foto foi o fotógrafo Mario Tama. 

Publicidade

Famosos utilizaram fotos que não são no Brasil

Fernanda Lima publicou uma foto comovente de uma macaca segurando seu filhote, e isso comoveu a população, mas o registro não seria atual e não teria sido feito no Brasil. A foto foi tirada em 2017 na Índia. Avinash Lodhi é o dono da fotografia. 

Publicidade

Todas essas imagens foram curtidas e compartilhadas pelo público milhões de vezes, mas quase todas não são atuais ou mesmo não são no Brasil. Por isso é importante confirmar a procedência das informações antes de compartilhá-las. 

Publicidade

Escrito por Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.