in

La Casa de Papel: a suposta história que teria inspirado a série

RCFR

A trama inspirada por Álex Pina virou um fenômeno mundial desde seu lançamento na Netflix. Diante desse sucesso, muitos se perguntam se a série La Casa de Papel foi inspirada por alguma história real. A riqueza nos detalhes e as peculiaridades da série deixam os fãs curiosos para saber se de fato essa história já aconteceu em alguma parte do mundo.

Publicidade

A história foi inspirada por acontecimentos históricos

Na verdade, nada pode ser comprovado ainda, mas algumas coisas que podem ser vistas na série leva a crer que o autor teve algumas inspirações para a criação da trama. A primeira delas é a máscara que foi utilizada na série. Trata-se do rosto de Salvador Dalí, artista espanhol precursor do movimento dadaísta, que tratava de rejeitar a sociedade capitalista e aconteceu no período das Guerra no início do século XX. 

Outra inspiração revolucionária que o autor Álex Pita teve foi a música da trilha sonora da série. Belle Ciao é uma canção que representa a junção folclórica italiana que foi adotada como música da resistência antifascista. O autor da série disse que escolheu a canção por remeter a sua infância.

Publicidade

A série La Casa de Papel conta a história do maior assalto já registrado na história e acontece no Banco Central de Madrid. Na série o assalto é idealizado pelo professor e executado por mais oito integrantes que receberam o nome de cidades como Tóquio, Rio, entre outras. Eles conseguem roubar cerca de 1 bilhão em um assalto que dura 11 dias.

Publicidade

Um assalto com características parecidas aconteceu em 2006

Coincidência ou não, a riqueza dos detalhes da série bate com um assalto que aconteceu em 2006 na Argentina, onde 147 cofres do Banco Rio foram esvaziados. Coincidência ou não, o assalto foi idealizado por um professor de artes marciais que pintava nas horas livres enquanto ouvia música clássica. Dentro do banco haviam 6 ladrões desarmados e 23 reféns. Os policiais invadiram o banco depois de cinco horas, mas os bandidos haviam sumido, deixaram o banco por um túnel, dentro de barcos infláveis. O assalto foi planejado por 2 anos e os ladrões só foram pegos porque a mulher de um deles se revoltou por ter sido abandonada e delatou o esconderijo.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Escrito por Tatiane Braz

Estudante, escritora e apaixonada pela verdade, tenho como meta levar a notícia de forma clara e real. Amo ler e percebo a cada dia que um mundo melhor se faz quando o conhecimento que adquirimos é colocado em prática.