in

Ao apagar de 2021, câncer leva mais uma grande personalidade

Famosa por suas obras, autora morreu devido a complicações causadas por um câncer.

Fiocruz / Reprodução

Em um ano de muitas perdas entre famosos, as últimas notícias do ano não são boas. Após a morte do cantor Maurílio, da dupla com Luiza, e Yago, da dupla com Santhiago, faleceu na cidade de Porto Alegre, nesta quinta-feira, 30/12, a escritora Lya Luft. A autora de diversos livros que encantaram gerações lutava contra um câncer, que a levou. A informação foi confirmada por uma de suas filhas, Susana Luft. 

Publicidade

Lya Luft estava em casa quando morreu. Seu diagnóstico de um melanoma foi dado há sete meses, já em fase de metástase, que é quando o câncer se torna mais agressivo. A autora escreveu diversos livros, como ‘Perdas e ganhos’, ‘Quarto fechado’, ‘As Parceiras’, ‘O lado fatal’, ‘O tempo é rio que corre’ e ‘O tigre na sombra’. 

Segundo a filha de Lya, a escritora havia sido internada recentemente, mas preferiu passar o Natal com a família longe do hospital, na casa de pessoas próximas a ela. Veja abaixo uma  foto de Lya Luft de Katherine Coutinho, do G1.

Publicidade

Morre Lya Luft de câncer, aos 83 anos

Lya Luft tinha 83 anos e faleceu enquanto dormia. O velório e enterro não são abertos ao público e somente a família e amigos terão autorização para dar o adeus à escritora. Em sua vida, Lya casou-se com o dicionarista Celso Luft, falecido em 1995. O intelectual deu nome a um dicionário com seu sobrenome. A união gerou três filhos: Susana, André e Eduardo. 

Publicidade

Lya era filha de pais alemães e nasceu no mês de setembro de 1938, no Rio Grande do Sul. Em 2019, a escritora deu um susto ao sofrer um infarto, ficando internada para uma cirurgia em Porto Alegre. 

Publicidade
Publicidade

Escrito por Tadeu Goulart

Assuntos chocantes, novidades da televisão, famosos e política: tudo você encontra aqui.