in

Zé Neto está com monolíase oral, o sapinho; sintomas, prevenção e tratamento de doença que atinge crianças

Zé Neto que faz dupla com Cristiano está com monolíase oral, doença que afeta crianças em sua maioria.

Reprodução/Instagram/Gestação Bebê

O cantor Zé Neto, que faz dupla com Cristiano, está passando por um novo problema de saúde. Recentemente o artista comunicou que estava com focos de vidro no pulmão após o uso de cigarros eletrônicos. Essa notícia deu o que falar e acendeu uma grande discussão nas redes sociais sobre o uso do ‘vape’.

Publicidade

Agora o cantor está passando por um problema de saúde justamente por conta do uso de um medicamento no enfrentamento da complicação inicial. Através da assessoria de imprensa dele, foi informado que Zé Neto está com monilíase oral, conhecido popularmente como sapinho, doença que atinge crianças em sua maioria.

Zé Neto enfrenta problema de saúde

“Os shows da dupla Zé Neto & Cristiano de hoje ao dia 09 de janeiro serão cancelados em virtude de ter sido detectada monilíase oral (fungo), causado pelo uso de corticoide, medicamento utilizado pelo cantor no recente tratamento para sanar os focos de vidro fosco no pulmão”, diz um trecho do comunicado da assessoria da dupla, informando que o artista ficará em repouso durante esse tempo

Publicidade

Monilíase oral, o popular sapinho

Essa doença também pode ser chamada de candidíase oral e é uma infecção que atinge a boca e é causada por um fungo, atingindo crianças em sua maioria. Os primeiros sinais e sintomas são manchas brancas na língua, palato e bochechas, o que pode dificultar na alimentação.

Publicidade

Prevenção e tratamento do sapinho

A prevenção da doença se dá por uma higiene adequada, evitar compartilhar objetos levados até a boca, lavar bem as mãos quando pegar uma criança no colo, higienizar os mamilos ou bicos de látex antes da amamentação, higiene bucal após a alimentação, oferecer um pouco de água (5 a 10 ml) após o bebê mamar, ferver os bicos de látex por cerca de 20 minutos, higienizar os brinquedos que podem ser levados até a boca.

Publicidade

Inicialmente é recomendado evitar receita caseira para o tratamento, sendo assim é preciso ir até o médico, que indicará a forma correta. As lesões podem ser limpas com gaze embebidas em bicarbonato de sódio, ou o uso de antifúngicos na região afetada. As mães também podem usar o medicamento caso estejam com os mamilos infectados.

Publicidade

Escrito por Nado Calegari

Sou formado em Sistemas de Informação com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos em T.I. Além de atuar como programador há 10 anos, trabalho também como redator há cerca de 4 anos, o que fez despertar uma nova paixão e hoje também sou graduado em Letras - Português e Inglês. Escrevo sobre tudo o que envolve o mundo do entretenimento, além de falar sobre esportes e as principais notícias do dia a dia. Pode entrar em contato comigo através do e-mail nado_news@hotmail.com .